A Governança de Custos em Cloud Computing em alta

O mercado corporativo vive um momento que vem se alongando por mais de duas décadas:

A busca incansável pela redução de custos.


A indústria otimiza seus meios de produção, renegocia com fornecedores, adapta produtos em embalagens de menor impacto ambiental com melhores custos.


O varejo se expande no e-commerce, altera os modelos de distribuição, concentra ou distribui pontos de entrega, cria a micro distribuição regionalizada e visa o crescimento com base na escala de vendas.


Empresas de telecomunicações compartilham as estações de rádio base, entendem que dados valem mais que voz e iniciam uma jornada pela diversificação, inclusive entrando com produtos financeiros próprios.


E o que todos têm em comum?


Ambientes computacionais em cloud Computing, seguramente.


Até podemos encontrar ambientes híbridos, porém seguramente todos estes segmentos já estão experimentando o uso de ambientes em nuvens públicas, usufruindo não só a performance da entrega de infraestrutura, bem mais rápida do que o modelo de servidores próprios, mas também as vantagens da escalabilidade e da elasticidade que a nuvem entrega.


E por que não reduzir custos também neste quesito?


Sim. É totalmente possível. E para isto nasceu, há alguns anos, o CFM – Cloud Financial Management (Gerenciamento Financeiro em Nuvem), mais conhecido como FinOps.

A prática FinOps permite que organizações façam uma governança em custos baseada numa cultura que permite uma contínua redução de custos, facilitando com que a área de Tecnologia da Informação esteja alinhada com os propósitos de redução de custos das demais áreas do negócio.

Veja como funciona a Governança de Custos em Nuvem que a cultura FinOps possibilita:

I. Criação de um centro de Governança

O CCoE (Cloud Center of Excellence), Centro de Excelência em Nuvem, é uma equipe multifuncional, formada por pessoas de diversas áreas de uma organização, que irá se encarregar de assumir a responsabilidade de governança de custos em nuvem, adotando a metodologia ágil FinOps.


II. Squad FinOps

Dentro do CCoE teremos um squad especializado na Cultura FinOps, que se encarregará de difundir as boas práticas da governança de custos, garantindo que esteja sempre em uso, cuidando de todas as etapas, desde a observabilidade até os ajustes necessários em tempo real.


III. Frameworks de gestão

Ferramentas de gestão das práticas FinOps irão permitir que o controle dos custos estejam automatizados e possam ser monitorados através de dashboards e alertas que facilitarão manter tudo dentro do orçado, buscando sempre a melhoria contínua.

Fizermos no post “Além da redução de Custos” (https://piercloud.com/alem-da-reducao-de-custos/) uma referência aos quatro principais frameworks que especialistas em FinOps utilizam, sendo eles:

  • Suite de BI (Business Intelligence) para FinOps
  • Gestor de Conformidade com o Negócio
  • Gestor de Conformidade com a Operação
  • FinOps Journey Analyser – Analisador de Jornada FinOps

Observando o fato de que a governança de custos em nuvem está em alta, alinhando-se assim com as demais áreas de negócios de uma organização, torna-se então necessário cuidar para que uma prática FinOps tenha uma rápida implantação e principalmente uma política de continuidade.

Isto irá garantir com que modelos de governança sejam facilmente implantados, obedecendo as diretrizes do framework da FinOps Foundation:

Princípios
Os princípios são o direcionamento que a cultura prega, permitindo que aqueles que
desejarem aplicá-la possam se orientar no sentido de “o que se deve seguir”.

Personas
As personas, como são reconhecidos os integrantes da cultura FinOps, serão os
responsáveis pela prática dos princípios e de torná-los uma realidade.

Fases
As Fases do FinOps são estruturadas para que um painel de controle possa medi-lo e
adaptá-lo conforme as necessidades vão surgindo. São elas:

  • Informar.
    • Foco em Visibilidade e Alocação

  • Otimizar
    • Foco em Utilização

  • Operar
    • Foco em Melhoria contínua e operações

Domínios
Os domínios FinOps são como disciplinas a serem seguidas. Eles regem o caminho que uma empresa seguirá para atingir seus objetivos traçados no Centro de Excelência em Nuvem.

Maturidade
Como tudo na vida, a experiência traz a evolução. A maturidade em FinOps, cultivada através das melhores práticas e de um processo repetitivo de aprendizado, irá proporcionar um cenário dinâmico que evolui continuamente, sempre buscando o estado da arte.

Cuida para que sua organização esteja também com a cultura de governança de custos em ambientes em nuvem. Isto está em alta, tal como a redução de custos corriqueira que as demais áreas buscam incansavelmente.

PIER CLOUD – Especialistas em FinOps
Sendo a prática FinOps uma cultura desenvolvida pela FinOps Foundation, todo o crédito de fases informada neste modelo é, por direito, dela, disponível em https://www.finops.org/ e foram adaptadas para melhor entendimento, seguindo fielmente os conceitos determinados na sua publicação original.

Scharan

Scharan